quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pensando numa proposta de incentivo aos valores humanos:

A TRANSMISSÃO DOS VALORES A PARTIR DA ESCOLA...

Por Jackeline Fernandes 

Analisando o posicionamento da maioria dos professores de que a compreensão de que os valores são aprendidos não apenas na escolamas também na escola, reporto-me ao que nos aponta Zabalza (2000, p.23) quando sugere três níveis de ação das escolas no âmbito da educação em valores, são eles:

a) Por meio dos próprios compromissos institucionais;
b) Por meio do currículo;
c) Por meio de nosso próprio exemplo como professores/as.

Com relação aos valores institucionais não se restringe aos valores que a escola deseja transmitir e exigir dos alunos, mas sim aos valores que a instituição como comunidade educadora possui, uma vez que grande parte dos valores são aprendidos pelas interações com a família, grupo de amigos/as, na escola, comunidade e são vivenciados nas ações cotidianas.
Sob esta ótica, é importante que a escola analise seu estilo de funcionamento, a dinâmica institucional e o modelo educativo que é “respirado” entre todos.
Assim, é importante que o currículo escolar esteja carregado de valores para que se torne parte substantiva dos conteúdos explícitos que as escolas devem transmitir aos estudantes.

E ainda, por meio do próprio exemplo. O professor transmite valores não apenas quando ensina, mas também quando transforma em “estilo de vida”, pois os professores são sempre modelos.
Reafirmamos essa compreensão nas palavras de Zabalza (2000, p.24) que enfatiza:

 A ação do professor como modelo de atitudes faz com que o tema do ensino dos valores transcenda a natureza fundamentalmente técnico do ensino e de outros conteúdos. [...] quando um professor “vive” com intensidade um determinado valor, este acaba sendo transmitido com força aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário