Obs: O arquivo ao ser copiado não ficou organizado em suas margens
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE
ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA:
VIVENCIANDO O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO COM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO
Paz e Valores: como incorporá-los na escola?
Tutora:
Rouseane da Silva
Paula
Autora:
Jackeline Fernandes
Escola
Municipal Maria Aparecida de Carvalho Ferreira
São José de Mipibu - RN
2011
APRESENTAÇÃO
A
construção desse Projeto tem como base a Escola Municipal Maria Aparecida de
Carvalho Ferreira, situada no município de São José de Mipibu/RN, à Av. Senador
João Câmara 706 - centro.
A
mesma atende aos anos iniciais de 1º ao 5º ano com alunos na idade dos 6 aos 12
anos, aproximadamente, e passa por uma reforma de ampliação. Conta com um
número de 560 crianças, em média, somadas pelos turnos matutino e vespertino.
Já trabalha no regime de Inclusão Escolar, embora enfrentando alguns desafios
de ordem física e técnica. Possui 13 salas de aulas regulares, incluindo uma
sala destinada ao Projeto Mais Educação e uma outra para o AEE, uma sala de
leitura, uma cozinha, dois banheiros adaptados para os alunos e mais dois para
funcionários, uma secretaria, uma sala da direção, um depósito para alimentos e
um para limpeza e higiene e materiais de expediente, um pátio coberto, três
rampas e um depósito para diversos e botijões de gás. Possui um laboratório de Informática
com 10 computadores, aguardando mais 5, e serve também de sala de vídeo, pois
guarda equipamentos de DVD, tela e 2 retroprojetores. A escola dispõe, após sua
reforma, de um amplo espaço de lazer ao ar livre no final das salas e mais um
espaço arborizado após o muro da mesma, que aguarda a construção de uma quadra
e por enquanto serve para os meninos jogarem futebol. Conta com uma média de 24
professores, na sua maioria graduados em Pedagogia e com Especializações, possui
diretor e vice diretor, duas merendeiras, quatro ASG’s, uma secretária, um
porteiro, uma coordenadora pedagógica e três vigias noturnos.
O tema, “Paz
e valores, como incorporá-los na Escola?” surgiu da necessidade em
trabalhar estes dois problemas: valores e
paz em nossa escola. Foi pensando nisso que, juntamente com os gestores e
equipe pedagógica da referida escola pública (Escola Municipal Maria Aparecida de Carvalho Ferreira)
no município de São José de Mipibu/RN, nos
anos Iniciais (de 1º ao 5º ano), sentiu-se a necessidade em elaborar um
projeto interdisciplinar de ensino, na busca de uma reflexão sobre alternativas
para construir um processo educacional mais coerente com os pressupostos e parâmetros
educacionais, com as formas de organização dos tempos e dos espaços escolares,
nos mais diferentes contextos socioculturais em que se insere a referida
comunidade escolar, para intensificar as ações no tocante a estes problemas,
melhor dizendo, a estas necessidades, pois ao construir a paz, através dos
estudos de valores, certamente se disseminará a cidadania na mesma.
Nesse
processo, um aspecto bastante importante a considerar, é a integração das
disciplinas, o que exige dos educadores a compreensão clara de sua finalidade.
Para tanto, estar-se-á integrando ao trabalho uma abordagem interdisciplinar na
estrutura e organização curricular, pois os professores devem discutir sobre
esses temas e verificar sobre quais instrumentos e técnicas mostram-se mais
adequados para aplicação nas mais diferentes áreas do conhecimento, sejam elas
de natureza cognitiva, procedimental, e/ou atitudinal, em que prioriza-se o uso
das tecnologias: Sala de
informática (busca de sites que facilitem a busca de outros sites e artigos
sobre o tema valores, ética e cidadania), TV, DVD, computador, projetor de
slides, câmera digital, softwares educacionais, rádio escola e material
impresso (revistas, jornais e livros referentes ao conteúdo em questão).
A
divulgação e registros também serão feitos pela mídia: Orkut e Blog da escola.
Esta
postura pedagógica gera nos professores o hábito de interagir, pois os mesmos
precisam planejar e desenvolver processos educacionais que contemplem técnicas
e instrumentos diversificados. E vale ressaltar da compreensão de como se
realiza a aprendizagem, com ênfase na formação sistêmica e integral do ser
humano.
Na tentativa de incorporar
as novas formas de ensinar usando as mídias e as tecnologias, a maioria dos
professores têm feito adaptações, para tanto, nesse contexto, é fundamental
conhecer as novas formas de aprender e de ensinar que são estudadas e
analisadas nos cursos de formação para professores, a exemplo, Curso de
Especialização Mídias na Educação, em que se consegue entender o porquê, para
quê, como e quando usar as mídias no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho fará parte do currículo da escola. Isso quer dizer
que ele será parte da formação dos alunos para enfrentar a vida com mais
segurança, mantendo a integração com as mídias.
O uso das tecnologias
subsidia o planejamento das aulas dos professores, e, sobretudo ao
desenvolvimento do currículo escolar, contribuindo ainda para a atuação
profissional de cada um que faz a escola, integrando as mídias na educação.
1 JUSTIFICATIVA
O mundo nas últimas décadas vem
sofrendo um processo de globalização influenciado pelo sistema neoliberal que
interfere e afeta, principalmente nos países em desenvolvimento, os aspectos
sócio-culturais, políticos e econômicos.
No Brasil essa influência
apresenta consequências diversas, uma delas é a violência em razão da perda de
valores morais, éticos, sociais e educacionais. No estado do Rio Grande do
Norte, isto não é diferente, nem na Grande Natal/RN, pois a cidade de São José
de Mipibu apresenta altos índices de violência. Diante deste contexto, educadores
devem trabalhar de forma integral, buscando a melhoria da área educativa,
segundo SILVA (2004):
Nosso desafio maior é
caminhar para um ensino e educação de qualidade, que integre todas as dimensões
do ser humano. Para isso precisamos de pessoas que façam essa integração do
sensorial, intelectual, emocional, ético e tecnológico em si mesmo, que
transitem de forma fácil entre o pessoal e o social, que expressem nas suas
palavras e ações que estão sempre evoluindo.
Partindo
dessa preocupação, surgiu a idéia de elaborar tal projeto, que ao fazê-lo, entende-se
que com este tema: “Paz e valores, como incorporá-los
na Escola?”, se possa reinterpretar os princípios propostos na Comissão
Internacional sobre Educação para o século XXI, da UNESCO, que estão amparados
no aprender a conhecer, no aprender a fazer, no aprender a conviver e no
aprender a ser, com a integração das mídias. Segundo DELORS (1999 p. 89-102), a educação ao longo de
toda vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer,
aprender a viver juntos, aprender a ser.
Cada
um deles leva a um portal de desafios cada vez maior, analisados desta forma:
Aprender
a conhecer: requer do
aprendiz o espanto, a atenção, a curiosidade, o interesse, a compreensão do
mundo à sua volta, ensejando avanços e recuos entre a coisa existente e as
idéias.
Aprender
a fazer: normalmente
confundido com o ‘por a mão na massa’ ou a aprendizagem adaptada para a
formação social.
Aprender
a conviver: viver com
o outro talvez seja o maior desafio para a educação do futuro.
Aprender
a ser: exige que a
educação contribua para o desenvolvimento total da pessoa, espírito, corpo,
inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade, compromisso,
para possibilitar que o indivíduo elabore pensamentos autônomos e críticos da
sua realidade.
Com esta compreensão, o aprendizado deve
contribuir não só para o conhecimento técnico, mas também para uma cultura mais
ampla desenvolvendo meios para a interpretação de fatos naturais, a compreensão
de procedimentos cotidianos para a articulação de uma visa do mundo natural e
social.
Tais princípios são à
base desse trabalho, que já apontam, por sua própria natureza, uma organização
interdisciplinar, visando a produção, a organização e o convívio social, a
construção do “eu” e do “outro” na necessidade de contribuir para o
esclarecimento da escola uma compreensão amplamente partilhada do sentido do
processo educativo.
Analisar
a aprendizagem como processo de humanização, significa compreender inúmeros
significados que a educação possui, e não somente ver esta questão como um
problema, como é intitulado por vários autores sobre a temática.
As oportunidades a serem criadas por todos,
enquanto educadores, para a implantação desse trabalho devem levar os
professores a desenvolverem em seus alunos, a capacidade de analisar problemas,
situações e conhecimentos diversos dentro do contexto escolar. Enfim, os
desafios a serem enfrentados e as oportunidades criadas pela coordenação,
direção e docentes na implantação desse trabalho, possam conceber a
aprendizagem do aluno como um processo ativo.
Assim, as estratégias a serem adotadas para
superar esses desafios precisam conceber também o aluno como agente de sua
aprendizagem, atribuindo-lhe um sentido, em que a violência na escola será
extinta, como afirma VASCONCELLOS
(1994): os educadores devem se comprometer com o processo de transformação da
realidade, alimentando um projeto comum de escola e de sociedade, como numa orquestra.
Então teríamos a seguinte questão:
como se conquista a paz? Considerando
a sua construção como um objetivo cidadão, educacional e democrático, ela se
faz por meio de estratégias que busquem fortalecer a família, de possibilitar o
desenvolvimento autônomo dos indivíduos e das comunidades, a igualdade, a inclusão
e o acesso aos direitos básicos de cidadania, dentre eles o direito à educação,
à saúde e ao lazer. O desenvolvimento dessa visão e ações voltadas para a promoção
da paz podem se constituir através do interesse e participação de cada indivíduo,
de diretrizes, programas e projetos, ou no apoio e incentivo às ações educativas
do cotidiano, ricas e criativas, que contribuam para a reflexão e o
desenvolvimento de práticas sociais voltadas para a construção e o
fortalecimento da paz entre os todos na sociedade contemporânea.
Pretende-se, portanto, que este
trabalho torne-se eixo estruturante no currículo da escola, ou seja, toda e
qualquer ação pedagógica da mesma, que contemple (de agora em diante) a
formação de valores para se plantar a paz no ambiente escolar e
consequentemente fora dele. Ainda de acordo com VASCONCELLOS (1994): O que seria de uma orquestra, se cada
músico tocasse o que quisesse? Se não houvesse disciplina? Ela é necessária. E
deve ser analisada como um meio e não como um fim.
2 OBJETIVOS
2.1 - GERAIS
·
Promover
junto à comunidade escolar, com atividades dinâmicas, a reconstrução dos laços
necessários para o fortalecimento de uma rede de solidariedade, vencendo o
desafio de reduzir a violência e ampliar as práticas cotidianas de
generosidade, compreensão, respeito à vida e à diversidade cultural, de gênero,
raça, sexo; e ainda construção da autonomia e liberdade; democracia e participação;
igualdade e justiça;
·
Entender a paz como uma
construção coletiva e permanente.
2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü
Refletir com os
professores temas relacionados;
ü
Desenvolver com os alunos comportamentos de
humanização e espírito colaborativo, a fim de transformá-los em seres afetuosos
e produtores de paz;
ü
Estimular em sala de aula momentos
de dinâmicas e reflexão, favorecendo no aluno o pensamento reflexivo;
ü
Trabalhar
conceitos básicos, no processo de conscientização dos alunos e da comunidade
escolar: Ética; Bullying; Diálogo; Violência; Respeito Mútuo, Justiça, Preconceito, Discriminação,
Convivência, Solidariedade, Responsabilidade (e Meio
Ambiente);
ü
Despertar a consciência crítica do educando
através de diálogos, vídeos, cartazes, entrevistas, aulas passeios e músicas,
possibilitando, assim, tomar atitudes responsáveis, estimulando a compreensão de que a
paz se promove em qualquer ambiente ou em cada cultura.
3 PLANO DE AÇÃO
PERÍODO: JUNHO A DEZEMBRO DE
2011 E OU CONTINUAMENTE
·
Promover momentos de
sensibilização com os alunos no início das aulas (músicas, orações, etc);
·
Realizar palestras
envolvendo os assuntos: Paz e Valores;
·
Promover o dia da paz
na escola com apresentações artísticas dos alunos;
· Realizar caminhada
pela comunidade, “A caminhada da paz”, envolvendo panfletagem, música, leitura
de mensagens, etc;
·
Promover concurso de
redação e ou de produção de trabalhos com cartazes em vários gêneros (produção
textual);
·
Programação semanal do
“Cine Escola”, em que assistirão filmes abordando os temas;
·
Promover atividades
que gerem habilidades para uma postura de cidadão, com ações solidárias, de
liderança;
·
Construir uma árvore
que estimule a formação de valores nos alunos;
·
Desenvolver atividades
que ajudem na valorização do “eu”, da autoestima;
·
Formar grupos de
diálogos;
·
Fazer exposição dos
trabalhos realizados pelos alunos;
· Criar um vídeo com
algumas das atividades realizadas e entrevistas com a comunidade escolar.
4
METODOLOGIA
GERAL:
A
metodologia utilizada será participativa, com o envolvimento dos professores e alunos
no uso das diversas mídias disponíveis na escola, inserindo no alunado um
processo de construção de aprendizado dentre elas, de forma interdisciplinar.
ESPECÍFICAS (Por Área do Conhecimento):
1-Língua portuguesa
2-Ciências
3-História
4-Geografia
5-Matemática
6-Artes
7-Cultura do RN
8-Religião
ü
Serão realizadas
palestras, discussão em grupo e seminários, sempre estimulando os alunos a
pesquisarem sobre o tema;
ü
Serão
propostas atividades dinâmicas e grupais para se conhecer a realidade do aluno
e o que pensam sobre as questões da paz e dos valores, inserindo-os na
realidade da escola e fora dela;
ü
Colher as metodologias sugeridas pelo
professor dentro de sua área específica e anexar ao trabalho, enfatizar o uso
das diversas mídias neste projeto, inclusive sugestão de livros, articulando
com o Laboratório de Informática;
ü
Tornar esse trabalho
uma proposta aberta para demais ajustes e idéias.
5 CRONOGRAMA
As atividades serão todas desenvolvidas na
escola, especialmente em salas de aula ou no pátio da mesma, envolvendo toda a
comunidade escolar. Terá início no mês de junho de
2011 e sua previsão para encerramento (culminância) será no final do mês de
dezembro deste mesmo ano (ou realizado em anos posteriores). As atividades serão distribuídas da seguinte forma:
AÇÕES
|
*APRESENTAÇÃO
DO PROJETO AO CORPO DOCENTE
|
*
PESQUISA PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CORPO DOCENTE
|
*
APRESENTAÇÃO DO PROJETO A COMUNIDADE ESCOLAR
|
*
TRABALHOS REALIZADOS COM PROFESSORES E ALUNOS, INCLUSIVE O VÍDEO CRIADO COM
AS ATIVIDADES
|
*CULMINÂNCIA (DIA DA PASSEATA DA PAZ)
|
*AVALIAÇÃO GERAL
|
6 AVALIAÇÃO
O processo de
avaliação implica no desenvolvimento articulado de competências, habilidades e
valores que acompanham o crescimento dos alunos e o envolvimento dos
profissionais integrados com o trabalho na perspectiva de construção de uma
cidadania crítica, criativa e autônoma.
Esse processo requer
registro de trabalho, organização das ações e definições dos objetivos, para, a
partir daí, atribuir significado a participação dos alunos observando o
envolvimento contínuo ao longo das atividades realizadas.
Os
alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação,
suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante os
debates. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais,
sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo. Ao final de cada mês será
feito um trabalho de avaliação coletiva sobre as atividades, a postura dos
alunos e o comprometimento na prática das tarefas por todos os envolvidos.
Segundo Luckesi (2002), a avaliação, diferentemente da
verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do
objeto, exigindo decisão do que fazer com ele. A verificação é uma ação que
“congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha
dinâmica da ação.
REFERÊNCIAS
ABRAMOVAY,
Miriam (coordenadora), Escolas de Paz,
UNESCO, Governo do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Educação,
Universidade do Rio de Janeiro, 2001.
ALMEIDA, Maria Elizabeth
Bianconcini de. Prática e formação de professores na integração de mídias. Integração
das Tecnologias na Educação. São Paulo: 2003. Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf.
Acesso em 29/03/2011.
DELORS,
Jacques. Educação: um tesouro a
descobrir. UNESCO/MEC/Cortez Editora, São Paulo, 1999, pp.89-102.
DREW, Naomi. A Paz
Também se Aprende, Editora Gaia, São Paulo, 1990.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação
da aprendizagem escolar. 13º ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, Maria Graça
Moreira da. Na sociedade de hoje, a Sociedade da Comunicação e Informação, quais
os principais desafios da educação? In. Programa de Formação Continuada
Mídias na Educação. Módulo Introdutório - Integração de Mídias na Educação.SEED/MEC,
2004.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina:
construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola.
São Paulo: Libertad, 1994.
Leituras propostas para contribuir com o projeto:
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