sábado, 30 de março de 2013

Errar faz parte, porém...

Boa reflexão!
Um palestrante entrou num auditório para proferir uma palestra e, com surpresa, deu com o auditório vazio. Só havia um homem sentado na primeira fila.
Desconcertado, o palestrante perguntou ao homem se devia ou não dar a palestra só para ele.
O homem respondeu: - Sou um homem simples, não entendo dessas coisas. Mas se eu entrasse num galinheiro e encontrasse apenas uma galinha para alimentar, eu alimentaria essa única galinha.
O palestrante entendeu a mensagem e deu a palestra inteira, conforme havia preparado.
Quando terminou, perguntou ao homem: - Então, gostou da palestra?
O homem respondeu: - Como eu lhe disse, sou um homem simples, não entendo dessas coisas. Mas se eu entrasse num galinheiro e só tivesse uma única galinha, eu não daria o saco de milho inteiro para ela.
Uma das tarefas mais importantes na nossa vida é saber mudar os planos, quando a situação muda. Todos têm um plano, mas nem todos sabem o que fazer quando ele não dá certo.
Esteja atento a tudo, mesmo a pequenos detalhes. Adquira informação em abundância. Aprenda todos os dias com a vida e as pessoas a sua volta.
E mesmo que erre, faça disso uma lição.
Só não erra quem não faz, e erra muito quem não se prepara e principalmente, não escuta conselhos.

Reflexão: "A VIDA É UM ESPELHO, NÃO UMA JANELA."

quinta-feira, 14 de março de 2013

INSCRIÇÕES CURSO TIC PROINFO

Prezados colegas da educação que desejam fazer o curso TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação do PROINFO, acessem o ambiente e façam seus cadastros (vc precisa ter email), no link "cadastre-se e depois cadastro de brasileiro", pois adianta dados na hora de matriculá-los. Só peço que "avisem que fez e me repassem nomes e CPFs" para quando for alocá-los na turma eu poder puxar seus dados, ok?
Se preferirem fazer diretamente comigo, é só me contactar que envio ficha ou mesma faço o preencimento. NÃO PERCAM, PRECISAMOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E VEM AÍ NOSSOS TABLETS!

Também podem procurar Ana Lêda na SME.

segunda-feira, 4 de março de 2013

A ESCOLA RECEBE A TODOS DE CARA NOVA!

As questões educacionais têm sido foco de  muitas discussões no Brasil. Sua qualidade vem sendo constantemente questionada, principalmente através das avaliações de desempenho aplicadas junto aos alunos de escolas públicas. Essas avaliações demonstram a necessidade de tratar a educação como prioridade, dada sua importância social na preparação dos indivíduos para a vida adulta e para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
Nesse sentido, observa-se a necessidade de uma atuação multidisciplinar que vislumbre, ainda que em médio prazo, a melhoria da qualidade de ensino de forma geral. São poucas as propostas de atuação, assim qualificada e, ainda em menor número, as que observam a necessidade da melhoria física do ambiente escolar nesse processo. Entretanto, um número crescente de estudos demosntra a direta relação existente entre a qualidade do espaço físico e o desempenho acadêmico dos alunos. Conforme declara Sanoff (2001),
"O espaço físico (...) tem o poder de organizar e promover relações entre pessoas de diversas idades, promover mudanças, escolhas e atividades e (...) potencial de despertar diferentes tipos de aprendizado social, cognitivo e afetivo".
Pensando assim, a nossa escola e o seu ambiente físico escolar, é, por essência, o locus do desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem.

FOTOS DA NOVA CARA DE NOSSA ESCOLA:




















A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA ESCOLA

13 curiosidades do Japão e da cultura japonesa:

1 - Você sabia que as crianças japonesas limpam suas escolas todos os dias por 15 minutos junto com os professores, o que levou ao surgimento de uma geração de japoneses modestos e entusiasta na limpeza?
2 - Você sabia que qualquer cidadão japonês que tenha um cão, é obrigado a usar sacos de pano especial para apanhar dejetos do cão? O desejo de manter a limpeza e a higiene é parte da ética japoneses?
3 - Você sabia que o trabalhador de limpeza no Japão é chamado "engenheiro da saúde" e pode ter salários de USD 5000-8000 por mês e um produto de limpeza? Está sujeito a provas escritas e oral!
4 - Você sabia que o Japão não tem recursos naturais, e estão expostos a centenas de terremotos por ano, mas ele ainda conseguiu se tornar a terceira maior economia do mundo?
5 - Você sabia que Hiroshima retornou à sua economia vibrante antes da queda da bomba atômica em apenas 10 anos?
6 - Você sabia que o Japão impede o uso de telefones celulares em trens, restaurantes e decks?
7 - Você sabia que no Japão os alunos do primeiro ao sexto ano deve aprender a ética no trato com as pessoas?
8 - Você sabia que os japoneses ainda que seja uma das pessoas mais ricas do mundo, mas não têm empregados? Os pais são responsáveis para a casa e os filhos?
9 - Você sabia que não há nenhuma avaliação (exame) do primeiro ao terceiro ano, porque o objetivo da educação é incutir os conceitos e desenvolvimento do caráter, e não apenas o exame e doutrina?
10 - Você sabia que, se você vai a um restaurante no sistema buffet no Japão vai perceber que as pessoas só pede o que vai comer e comem tudo o que sem desperdício, e que nenhum alimento é desperdiçado?
11 - Você sabia que os trens bala são de alta velocidade e que o máximo de atraso no Japão é de cerca de 7 segundos por ano! Eles apreciam o valor do tempo, que são muito pontuais para minutos e segundos?
12 - Você sabia que as crianças em idade escolar devem escovar os dentes e usar fio dental após as refeições na escola para aprender a manter a sua saúde desde cedo?
13 - Você sabia que os alunos terminam suas refeições em meia hora para garantir uma boa digestão? Estes alunos são o futuro do Japão.
Esperemos que possamos aprender um pouco da cultura, desenvolvimento e a filosofia dos Japoneses.


Via - Por Traz da Midia Mundial

domingo, 3 de março de 2013

VOLTA ÀS AULAS - SEJAM BENVINDOS!!!

A escola é...

O lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ilha cercada de gente por todos os lados.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só educar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se amarrar nela!
Ora, é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz”.

♥♥♥